Colecta Paroquial
O que é o Contributo/Colecta Paroquial (Côngrua) ?
O contributo paroquial, também conhecido por côngrua, é a contribuição regular dos paroquianos para as despesas da sua paróquia. Não é esmola ! Todas as famílias devem contribuir anualmente para a sua comunidade. É uma das formas mais concretas de participação dos fiéis nas necessidades da vida e missão da Igreja, para o bem de todos. Sendo a Igreja uma instituição de natureza e fins sobrenaturais, não deixa de ser constituída por pessoas em vida terrena, de ser destinada a uma missão realizada num contexto social e dedicada a actividades que, no seu conjunto, comportam custos materiais. O 5º mandamento da Igreja («Contribuir para as despesas do culto e para a sustentação do clero segundo os legítimos usos e costumes e as determinações da Igreja») , aponta aos fiéis a obrigação de, conforme as suas possibilidades, «prover às necessidades da Igreja de forma que ela possa dispor do necessário para o culto divino, para as obras apostólicas e de caridade e para a honesta sustentação dos seus ministros» (Catecismo da Igreja Católica, n. 2043).
A que se destina ?
Uma paróquia pode ter dois tipos de necessidades: correntes e extraordinárias. O contributo paroquial destina-se especificamente a prover as necessidades correntes, ficando as extraordinárias, (por exemplo, obras de grande dimensão), ligadas a iniciativas de angariação para o efeito.
Eis um elenco de despesas correntes, entre outras:
- gastos com o culto divino;
- caridade;
- sustento do clero;
- formação;
- seguros;
- serviços e cartório (expediente, correio, telefone, etc.);
- custos de manutenção (limpeza, água, electricidade, gás, etc.);
- equipamentos;
- outros (…)
Com quanto devo contribuir?
Cada um há-de contribuir de acordo com a sua consciência e possibilidades.
Só Deus conhece bem o valor real de cada oferta (Cf. Lc 21,1-4: a oferta da viúva). (As ofertas são por família).
Como inscrever-me ?
Basta preencher e entregar o envelope próprio e entregar nos serviços paroquiais, na colecta da Missa, pelo correio ou directamente ao Pároco ou na Sacristia. Basta inscrever-se no 1º ano. (Também pode ser feito por email.) Nos anos seguintes basta indicar o nome completo juntamente com a oferta fazendo alusão que é referente ao Contributo Paroquial. A Paróquia tem o Registo das inscrições das famílias e respectivas ofertas.
Como contribuir?
Pode fazê-lo por referência multibanco, entrega directa, por exemplo, num envelope, devidamente identificado, indicando tratar-se do seu contributo paroquial, por correio ou através de transferência bancária:
Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Albergaria-a-Velha
Pode também fazer o pagamento de Entidade e Referência Multibanco.
(Basta solicitar a referência indicando o valor)
Qual a periodicidade do contributo?
Anual. E pode fazê-lo de uma só vez ou em várias fracções, conforme preferir.
Posso obter comprovativo/Recibo ?
Sim. Basta para isso assinalar que pretende recibo e indicar o seu número de contribuinte.
Depois receberá o seu recibo com benefício para o IRS.